Apresentação

Público-alvo: Servidores e funcionários públicos que atuam nas áreas de controle interno e auditoria, indicados pela Diretoria de Auditoria Geral (DIAG/SEF), setor responsável na Secretaria de Estado da Fazenda pelo planejamento e implementação das atividades de fortalecimento do controle interno nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

Ementa: Sistema de controle interno: órgão central e núcleos técnicos, unidades de controle interno do executivo estadual de Santa Catarina. Controle interno e auditoria: papéis, atribuições e responsabilidades. Objetivos dos controles internos de gestão: conformidade, desempenho, integridade. Enfoques dos controles internos de gestão: controles de ações, de resultados e culturais. Atividades e práticas de controle interno: três linhas de defesa, segregação de funções, questionários de avaliação, fluxogramas e checklists. A racionalização do controle interno com base na gestão de riscos: o modelo COSO. Exercícios de aplicação do modelo COSO: análise de ambiente interno e externo, fixação de objetivos, identificação de eventos de risco, avaliação de risco e impacto, e proposição de controles. Participação DIAG: Tomada de Contas Especial e Gestão de riscos na prática (case IMETRO).

Professor:

Vitor Hugo Klein Junior. Professor Assistente do Departamento de Governança Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CESFI). Vitor é Doutor em Administração (summa cum laude), foco em Organizações e Gestão de Riscos, pela Universidade Helmut Schmidt, Hamburgo, Alemanha. Sua tese analisou as práticas de gestão de riscos de um conglomerado Brasileiro do ramo de energia e infra-estrutura durante um período de mudança estratégica. Vitor também possui mestrado em Gestão Estratégica das Organizações pela Esag/UDESC. Sua dissertação de mestrado investigou o fenômeno liderança em suas características relacionais e socialmente construídas. Seus interesses de pesquisa incluem: gestão de riscos, controle e práticas calculativas nas organizações, liderança, comportamento e análise organizacional.

Data: 17 e 18 de julho de 2018

Horário: 9h00 às 17h30

Local: Fundação ENA

Carga horária: 16 horas-aula

Período de inscrição (para servidor): 18/6 a 04/7

Prazo envio das inscrições para ENA’ (para GEPES): 06/7

13° Programa de Capacitação de Servidores e Funcionários Públicos

Programa completo aqui

Como participar? Se você faz parte do público-alvo descrito no programa, verifique o quantitativo de vagas destinadas ao seu órgão/ente, preencha a ficha de inscrição abaixo e entregue no seu setorial/seccional de Gestão de Pessoas para que realize o processo seletivo.

Manual de Inscrição (para Servidor)

Ficha de inscrição (Formulário MLR-180)

Contatos setorial/seccional de Gestão de Pessoas por órgão/ente

Orientação do Procedimento de Inscrição (para Protocolo e GEPES)

CERTIFICADOS

VALIDE AQUI SEU CERTIFICADO

  • Público Alvo: Servidores e funcionários públicos
  • Modalidade: Presencial
  • Taxa de Inscrição: R$ 0
  • Período de Inscrição: 18/6/2018 - 04/7/2018
  • Número de Vagas: 35


Notícias/Eventos

Redação Oficial é tema de palestra

Na terça-feira dia 12, os servidores da Secretaria de Estado da Administração participaram de uma palestra sobre redação e padronização de textos oficiais, organizada pela Fundação Escola de Governo ENA.