O Governo Sem Papel visa eliminar o uso de papel e aumentar a eficiência no serviço público por meio da análise da tramitação e redesenho dos processos.
A Fundação ENA desenvolveu o Plano de Capacitação de treinamentos do Governo Sem Papel, em parceria com a equipe responsável da Secretaria de Estado da Administração e equipe do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos – SGPE
Através do trabalho integrado da Fundação ENA e equipe SEA/SGPE, elaboramos o Plano de Capacitação do Governo Sem Papel.
As Capacitações serão aplicadas dentro dos órgãos do Estado em 02 módulos:
O 1° Módulo será com todos os órgãos e o 2° Módulo servirá inicialmente como “piloto” a SEA/SC e após as avaliações e possíveis ajustes ampliaremos e divulgaremos para os demais órgãos.
1° Módulo -Treinamento prático/operacional – SGPE
Público Alvo: 30 vagas por órgão da administração pública Catarinense.
As inscrições estão sendo organizadas pelos responsáveis em cada órgão juntamente com a equipe do Sgpe.
Verifique o cronograma dos treinamentos.
O curso está sendo realizado diretamente no Sistema SGPE (Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos) onde são abordados o Ciclo de Vida do Processo Administrativo, a apresentação do Guia rápido sobre o sistema e suas novas funcionalidades. Proferido pela equipe técnica da Softplan.
Outra funcionalidade é o canal do youtube com vídeos instrucionais – inscrevam-se https://www.youtube.com/playlist?list=PLQuVpMmkaSpddczyiLFlEKP6AzXbWuTo5
2º Módulo – Palestra e Curso
Composto de 02 etapas:
a) Palestra de Ambientação – Técnicas Redacionais na prática.
Público Alvo: Secretários, Diretores, Gerentes, Consultores e assessores.
A palestra será proferida pela Profª Priscylla Alves dos Campos, Doutora em Letras, Literatura e Cultura, Especialista em técnicas redacionais. Serão abordados assuntos como os Atos Administrativos e Comunicações Oficias e suas aplicabilidades dentro do SGPE.
b) Curso de Técnicas Redacionais, Redação Oficial e Gestão Documental
Vagas: 30 participantes.
Público Alvo:
- a)Obrigatória a participação dos servidores designados para a Comissão de Gestão Documental da SEA visto que estes serão os interlocutores das necessidades de criação/alteração/ e outros documentos junto a equipe SGPE e Gestão Documental.
- b)Imprescindível que os servidores indicados sejam as pessoas envolvidas e que realmente elaborem os documentos oficiais do órgão para o máximo aproveitamento do conteúdo e os resultados sejam alcançados.
Curso proferido pela Prof.. Priscylla Alves dos Campos, Doutora em Letras, Literatura e Cultura, Especialista em técnicas redacionais e pela servidora Diretora do Arquivo Púbico Sonia Mara Flores. O curso estará embasado nas técnicas de redação e atos oficiais no Decreto e Instrução Normativa que estabelecem as normas gerais e os procedimentos relativos a gestão, ao funcionamento e utilização do Sgpe- no Poder Executivo.