O Governo Sem Papel visa eliminar o uso de papel e aumentar a eficiência no serviço público por meio da análise da tramitação e redesenho dos processos.

A Fundação ENA desenvolveu o Plano de Capacitação de treinamentos do Governo Sem Papel, em parceria com a equipe responsável da Secretaria de Estado da Administração e equipe do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos – SGPE

Através do trabalho integrado da Fundação ENA e equipe SEA/SGPE, elaboramos o Plano de Capacitação do Governo Sem Papel.

As Capacitações serão aplicadas dentro dos órgãos do Estado em 02 módulos:

O 1° Módulo será com todos os órgãos e o 2° Módulo servirá inicialmente como “piloto” a SEA/SC e após as avaliações e possíveis ajustes ampliaremos e divulgaremos para os demais órgãos.

 

1° Módulo -Treinamento prático/operacional –  SGPE

Público Alvo: 30 vagas por órgão da administração pública Catarinense.

As inscrições estão sendo organizadas pelos responsáveis em cada órgão juntamente com a equipe do Sgpe.

Verifique o cronograma dos treinamentos.

O curso está sendo realizado diretamente no Sistema SGPE (Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos) onde são abordados o Ciclo de Vida do Processo Administrativo, a apresentação do  Guia rápido sobre o sistema e suas novas funcionalidades. Proferido pela equipe técnica da Softplan.

Outra funcionalidade é o canal do youtube com vídeos instrucionais  – inscrevam-se https://www.youtube.com/playlist?list=PLQuVpMmkaSpddczyiLFlEKP6AzXbWuTo5

 

2º Módulo – Palestra e Curso 

Composto de 02 etapas:

 

a) Palestra de Ambientação – Técnicas Redacionais na prática.

Público Alvo: Secretários, Diretores, Gerentes, Consultores e assessores.

A palestra será proferida pela Profª Priscylla Alves dos Campos, Doutora em Letras, Literatura e Cultura, Especialista em técnicas redacionais. Serão abordados assuntos como os Atos Administrativos e Comunicações Oficias e suas aplicabilidades dentro do SGPE.

 

b) Curso de Técnicas Redacionais, Redação Oficial e Gestão Documental

Vagas: 30 participantes.

Público Alvo:

  1. a)Obrigatória a participação dos servidores designados para a Comissão de Gestão Documental da SEA visto que estes serão os interlocutores das necessidades de criação/alteração/ e outros documentos junto a equipe SGPE e Gestão Documental.
  2. b)Imprescindível que os servidores indicados sejam as pessoas envolvidas e que realmente elaborem os documentos oficiais do órgão para o máximo aproveitamento do conteúdo e os resultados sejam alcançados.

 

Curso proferido pela Prof.. Priscylla Alves dos Campos, Doutora em Letras, Literatura e Cultura, Especialista em técnicas redacionais e pela servidora Diretora do Arquivo Púbico Sonia Mara Flores. O curso estará embasado nas técnicas de redação e atos oficiais no Decreto e Instrução Normativa que estabelecem as normas gerais e os procedimentos relativos a gestão, ao funcionamento e utilização do Sgpe- no Poder Executivo.