Fundação Escola de Governo – ENA

VOCÊ ESTÁ EM

Fundação Escola de Governo do Estado de Santa Catarina - ENA

A Fundação Escola de Governo ENA é uma entidade pública com personalidade jurídica de direito público, estando vinculada à Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina criada pela Lei Complementar nº 446 de 24 de junho de 2009, em convênio com a École Nationale D’Administration – L´ena – França a instituição tem sede e foro no Município de Florianópolis, com patrimônio e receitas próprias, possuindo como diretriz principal de seu funcionamento a busca do autofinanciamento. Para tanto, goza de autonomia técnico-científica, operacional, administrativa e financeira.

Diante dos resultados positivos apresentados pela escola com a formação e capacitação dos agentes públicos, a Lei Complementar nº 562, de 04 de janeiro de 2012, veio acrescentar novas atribuições e, foi a partir de então que a Fundação de Amparo à Escola Nacional de Administração – ENA passou a ser denominada como Fundação Escola de Governo ENA.

Com a edição da Lei Complementar nº 741, de 12 de junho de 2019 e Decreto nº 144, de 12 de junho de 2019, as competências da ENA foram ampliadas, ocorrendo alteração na sua estrutura organizacional. A ENA tem por objetivo fomentar, desenvolver e executar a política estadual de formação e capacitação continuada dos servidores e gestores públicos, obedecidas as normas constitucionais e a legislação específica. Dessa forma tem como função normatizar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades da estrutura on-line de educação a distância e plataformas de internet e videoconferência.

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem, customizado para atender as especificidades da capacitação estadual, abriga cursos de interesses gerais, sistêmicos e finalísticos.

Uma Escola Brasileira com Sotaque Francês

A Fundação Escola de Governo ENA’ foi criada pelo Governo de Santa Catarina em junho de 2009, em convênio com a ÉcoleNationaleD’Administration – L’ENA’ da França, com os mesmos objetivos:

• Formar gestores públicos comprometidos com altos padrões de eficiência da administração pública.
  • Favorecer a reflexão e o debate sobre temas como: ética pública, democracia, cidadania e o papel e responsabilidade do Estado perante a sociedade; Promover a difusão de conhecimento atualizados sobre gestão pública;
  • Oferecer serviços de formação, capacitação e aperfeiçoamento contínuo aos servidores e empregados públicos;
  • Desenvolver as competências e habilidades necessárias ao incremento da qualidade da formação, implementação, avaliação e gestão de políticas públicas.

Os cursos da Fundação ENA’ têm por objetivo contribuir com a melhoria da gestão pública, mediante a disseminação de importantes princípios, ferramentas e técnicas consagradas pelo modelo de administração pública da L’ENA’ Francesa, adaptadas à realidade do serviço público nacional e as particularidades da realidade catarinense, com vista à aplicação prática dos conteúdos.