A Fundação Escola de Governo – ENA, com foco na busca pela excelência na sua prestação de serviços aos órgãos e aos servidores, criou em 2022 a Comissão Própria de Avaliação – CPA.
O funcionamento e objetivos da Comissão Própria de Avaliação (CPA) estão previstos na Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é formada por professores, alunos, servidores do quadro técnico-administrativo e representantes da sociedade civil organizada, com atribuições de coordenação dos processos de avaliação internos da instituição e sistematização dos dados coletados.
A CPA busca realizar anualmente o levantamento de informações através da aplicação do instrumento (questionário) de Avaliação Institucional, o qual está disponível no Ambiente Virtual de Apredizagem – AVA, e realizado com toda a comunidade acadêmica (docentes, discentes, órgãos contratantes e corpo técnico-administrativo) no intuito de conhecer suas opiniões e demandas, tendo como objetivo melhorar os cursos e seus programas, as dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação, além de promover a melhoria da qualidade da educação e responsabilidade social da Instituição.
A CPA tem uma atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, em consonância com o § 1º do artigo 7º da Portaria Ministério da Educação (MEC) 2.051, de 2004, sendo permitido aos seus membros recondução, com exceção do representante estudante.
Compete à CPA:
Instrumentos de Autoavaliação:
Os principais instrumentos produzidos e que serão produzidos pela CPA relacionados às dimensões do SINAES são: