Fundação Escola de Governo – ENA

Curso de Fundamentos da Atuação em Equipe Multidisciplinar

O Governo do Estado de Santa Catarina encaminhou, nesta quarta-feira, 02/07, à Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que institui o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua, que faz parte do Programa Além das Ruas.

A proposta é promover ações integradas que envolvam as secretarias de Assistência Social, Mulher e Família, Saúde, Segurança Pública e as prefeituras.

A construção de um protocolo estadual unificado para o atendimento a essa população em situação de rua leva em consideração as especificidades dos municípios, especialmente aqueles com mais de 50 mil habitantes.

Nessa perspectiva, reconhecendo a relevância e a complexidade dessa temática, bem como a necessidade de regulamentar e promover iniciativas voltadas para a População em Situação de Rua, o Estado de Santa Catarina adota uma abordagem intersetorial, que envolve a atuação de diversas secretarias, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Indústria, Comércio e Serviços, entre outras.

Essas ações demonstram o compromisso do governo do Estado com o bem-estar e o acesso aos direitos da população catarinense.

O projeto de lei que institui a Política para a População em Situação de Rua prevê, entre seus objetivos: a garantia da capacitação de profissionais para o atendimento a essa população.

Para alcançar esse objetivo, a Fundação Escola de Governo ENA promoverá a capacitação dos profissionais das equipes multidisciplinares, para que atuem de forma integrada e complementar no atendimento às Pessoas em Situação de Rua no município de Florianópolis.

O curso, intitulado Fundamentos da Atuação em Equipe Multidisciplinar, será oferecido aos profissionais das áreas de assistência social, saúde, segurança pública e ordem pública, com o objetivo de promover uma atuação integrada.

A iniciativa começará com um curso piloto em Florianópolis e, posteriormente, será expandida para outros 10 municípios do estado que apresentam o mesmo cenário.

O curso será realizado na modalidade presencial, totalizando 24 horas-aula, distribuídas em três dias e seis módulos, que serão trabalhados pelas secretarias envolvidas.

“Vamos juntos fortalecer esse compromisso com a inclusão, a dignidade e o bem-estar de todas as pessoas em situação de rua. Com ações integradas, capacitação e dedicação, podemos construir uma sociedade mais justa e solidária para todos. Muito obrigado!”

Estevão Roberto Ribeiro
Presidente da ENA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support